R1 (Yongquan) — Nascente que Jorra
.
Localização:
Vamos localizar o referido ponto R1 entre o segundo e terceiro metatarsos na junção que se forma quando o pé está em flexão plantar cerca de um terço da distância entre a base do segundo dedo e o calcanhar na sola do pé.
Categorias:
Ponto Ting. Pertence ao elemento Madeira. Tem propriedades sedativas.
Indicações:
Segundo a medicina tradicional chinesa, a consciência é restaurada, acalma o Yang e o Shen, dispersa o Vento, desce o excesso da cabeça e elimina o Calor por deficiência.
Tradicionalmente, era usado para perda de consciência, perda de voz devido a fatores patogênicos externos, excesso na cabeça devido a insuficiência renal, aumento de Qi, Yang, calor devido a deficiência ou fatores patogênicos, afundamento de Yang, constipação devido a insuficiência de Yin , aumento do desequilíbrio do Yang do Fígado, do Fogo do Fígado, do Vento do Fígado e do Rim-Coração.
Atualmente vemos seu uso para tratar choque, insônia, histeria, epilepsia, acidente vascular cerebral, hemorragia cerebral, psicose, dor de cabeça parietal, desmaio e coma, vômito neurogênico, dor de cabeça neurogênica, transtornos mentais, hipertensão, convulsões infantis, dor de garganta, faringite crônica, rouquidão , tosse, amigdalite, palpitações, miocardite, espasmos nos membros inferiores, visão turva, icterícia, rubéola, sensação de calor na planta do pé, dor na planta do pé como ponto local.
Agulhamento:
No caso deste ponto, a inserção das agulhas será realizada perpendicularmente de 0,5 a 1,0 cun de profundidade. Pode haver uma sensação local de inchaço e dor que pode irradiar para as pernas.
Moxabustão:
De 3 a 5 cones ou moxa suave por 10 minutos.